Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Aprenda como criar um perfil profissional e melhorar seu currículo

Aprenda como criar um perfil profissional e melhorar seu currículo

Perfil profissional

Saber como montar o perfil profissional adequado é essencial para qualquer pessoa. Se você está caçando um emprego, reunindo leads para sua empresa ou quer se fazer notar no seu meio de atuação, conseguir montar um perfil atraente é uma excelente ideia para chamar a atenção das pessoas certas no momento certo.

Sabemos que essa tarefa pode ser muito complicada e para ajudar você, o Blog GuiaJá traz as melhores dicas de como criar um perfil profissional realmente matador. Já vamos começar com o que transforma qualquer perfil em algo terrível: uso da terceira pessoa.

Use os verbos sempre na primeira pessoa: eu fiz; eu me formei/sou formado; eu acredito; entre outros. Nunca escreve sobre si mesmo utilizando ela/ela. O perfil profissional é uma espécie de carta e cartas são escritas sempre na primeira pessoa do singular.

Dicas para montar o melhor perfil profissional

Criar um bom perfil profissional não é uma tarefa impossível. E para garantir que ele ajude a melhorar ainda mais o seu currículo, basta seguir algumas boas práticas:

Uma boa foto profissional

Sim, nós sabemos que não há nenhuma exigência por fotos em um perfil profissional. Mas vamos combinar, todos nós temos curiosidade em saber quem é a pessoa por traz daquele monte de letrinhas. Porém, nada de colocar a foto do perfil do Facebook, vá a um fotógrafo e tire uma foto adequada.

Não precisa ser algo tão formal como uma 3×4 de documento. Uma foto mais ampla (do tronco para cima, por exemplo), em fundo branco pode ser ideal. Se preferir, sorria e assim mostre mais simpatia. Lembre-se que esta foto pode ser a primeira impressão que você vai passar para um futuro empregador, cliente ou investidor.

Destacar suas habilidades

Esta é uma parte essencial do seu perfil profissional e pode aumentar suas chances de destaque – ou então empurrá-lo ladeira abaixo sem nenhuma piedade.

Suas habilidades são parte importante do que você é, mas lembre-se que aqui estamos falando de destacar suas habilidades profissionais. Coisas que você sabe fazer e que farão (ou fazem) a diferença dentro da empresa.

Vamos supor que você esteja querendo chamar a atenção de uma empresa do setor têxtil, dizer que você saber fazer um delicioso molho branco não tem a menor importância para eles. Mas se o foco é um restaurante, esse talento é muito relevante.

Não adianta nada você listar um monte de habilidades que não podem ser aproveitadas pelo setor que você almeja.

Perfil profissional

Falar sobre sua formação

É muito bom destacar os cursos que você já fez – seja cursos livres, profissionalizantes, técnicos ou superiores.

Lembre-se de colocar o nome dos cursos e também o ano de conclusão. Se ainda não concluiu, acrescente ‘cursando’ ao citá-lo. Mas diferente do currículo, onde as informações ficam em listas ou tópicos, no perfil profissional você deve escrevê-las em frases curtas e diretas, por exemplo.

“Com formação técnica em Contabilidade pela Escola da Cidade em 2012; estou cursando Administração na Universidade da Cidade.”

Listar suas experiências

Essa dica é um pouco parecida com a anterior, pois novamente se trata de comunicar as experiências que possuem relevância ao negócio. Além disso, se você já trabalhou em muitas coisas, mesmo que todas elas tenham similaridades, não precisa citar todas. Nossa recomendação é citar entre três e cinco pontos importantes.

“Mas Blog GuiaJá, eu não tenho experiências anteriores”. Calma, nada de se desesperar. Se você é um marinheiro de primeira viagem, coloque aqui suas experiências em atividades extracurriculares, estágios e até mesmo voluntariado.

Destacar um ponto especial na sua experiência profissional

Algo que agrega muito valor ao seu perfil é demonstrar alguma coisa que você sabe fazer melhor. Por maior que seja sua experiência, tenho certeza que há algo que você sabe fazer melhor do que todo o resto.

O que você nunca deve colocar em um perfil profissional

Do mesmo modo que existem coisas que impulsionam seu perfil profissional, existem aquelas que fazem com que ele vá parar na lata do lixo. Uma delas é usar este documento para lamentações: problemas pessoais, falta de dinheiro, necessidade de pagar as contas, entre outras não são uma boa forma de chamar a atenção de ninguém.

Você pode falar de superação, mas nunca de uma forma deprimente. Se você passou por algo traumático e acredita que isso seja relevante, ótimo, mas tente mostrar como superou este evento.

Não minta, jamais. Só coloque no seu perfil profissional coisas que você realmente fez ou tem conhecimento.

Se a intensão é conseguir um emprego, não coloque pretensão salarial. Deixe para que isso seja discutido durante a entrevista.

Evite abordar qualquer assunto que abra espaço para uma discussão polêmica mais tarde: religião, política, esporte, ou outro tema.

Evite informações aleatórias e sem nenhuma significância real. Acredite, há pessoas que começam seu perfil profissional com: “Sou um virginiano de 25 anos que adora olhar as estrelas e contemplar o que há de belo na vida”. Este é um perfil profissional e não um site de encontros.

Agora que você já sabe o que escrever – e não escrever – é hora de colocar a mão na massa. Boa sorte na construção do seu perfil profissional, continue seguindo o Blog GuiaJá e não se esqueça de sugerir novos temas nos comentários!

One thought on “Aprenda como criar um perfil profissional e melhorar seu currículo

Deixe uma resposta

Top