Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Devo aumentar ou diminuir o orçamento de marketing em tempos de crise?

Devo aumentar ou diminuir o orçamento de marketing em tempos de crise?

Orçamento de marketing

Um tema que tem sido recorrente no âmbito dos negócios, sobretudo no contexto atual, onde tanto se fala em crise, é o marketing.

O momento é mais propício ao aumento do investimento em marketing, ou, ao contrário, requer cuidado e cortes neste sentido?

Se você também nutre esta dúvida, acompanhe agora este post do blog GuiaJá! Ele foi feito para você!

Você fez o planejamento anual de marketing?

Antes de responder ao questionamento do título deste artigo, solicito que você me responda esta: você fez o planejamento anual de marketing para sua empresa/negócio?

Se você implementou esta estratégia, sabe que ali consta as devidas orientações referentes à gestão financeira da empresa, certo?

Sendo assim, neste planejamento, consta todos os orçamentos e suas diretrizes, em sintonia com o cenário, seja ele de crise ou não.

Desta forma, podemos então dizer que, mesmo com a crise econômica, é errôneo afirmar que se faz necessário diminuir ou cortar o investimento em marketing, uma vez que é ele quem proporciona a atração de mais clientes para o negócio.

É preciso, em linhas gerais, manter-se fiel ao planejamento e saber discernir que a verba destinada ao marketing, não é um custo ou gasto, mas um investimento que gera retorno, capaz de alavancar as vendas e o negócio.

Uma alternativa dentro do marketing, no entanto, que pode otimizá-lo e promover menos investimento com maiores resultados, é o marketing de conteúdo.

Esta tem sido uma estratégia eficaz e bem-sucedida em boa parte das empresas que estão sintonizadas com o mercado e estão usufruindo dos benefícios da busca orgânica, por exemplo.

Veja também:  7 maneiras de fazer sua empresa vender mais

Orçamento de marketing

“A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele. ”– Conrado Adolpho

Há algumas estratégias que poderão fazer a diferença no marketing de sua empresa.  Veja algumas dicas neste sentido:

  • Apostar no Marketing Digital

Diferente da simples publicidade, o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo necessitam de menores valores de investimento e apresentam resultados bem expressivos no contexto atual.

Aqui, você surge como solução para as problemáticas dos clientes, constrói um relacionamento e ao satisfazer seus clientes, consegue fidelizá-los.

  • Monitorar as campanhas

Com o Marketing Digital, você tem acesso instantâneo sobre o que está funcionando ou não em uma ação de marketing, podendo estabelecer paralelos e adequá-las às suas necessidades.

  • Segmentar de público alvo

Com o Marketing Digital você pode atingir o público exato que necessita das soluções oferecidas pela sua empresa. Desta forma, a tendência é atingir mais conversões e fechar negócios, otimizando todo o processo.

  • Baixo investimento

Se comparado ao marketing tradicional, o orçamento no Marketing Digital pode ser menor, revelando um custo X benefício mais atrativo.

  • Retorno sobre Investimento

Aliando estratégias de Marketing Digital, com Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing (o famoso Marketing de Atração), o caminho natural é que o ROI (Retorno sobre Investimento) seja mais eficaz.

Aumentar ou diminuir? Concluindo

Analisando os fatores abordados acima, podemos concluir que o ideal é sempre manter o orçamento destinado ao marketing, desde o momento da definição deste montante no planejamento.

O que pode ser mais interessante é o tipo de marketing adotado pela sua empresa. Você investe em qual tipo de marketing em seu negócio? Como tem lidado com esta questão, no cenário de crise econômica do país? Conte para nós e não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais. Compartilhe informações e conhecimento! Até a próxima!

Veja também:  Como abrir uma empresa: tudo que você precisa saber!

 

 

Deixe uma resposta

Top