Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Liderança de exemplo, veja como ser um bom líder

Liderança de exemplo, veja como ser um bom líder

Bom líder

Não há mais escapatória, o mercado mudou e o modo de chefiar também está mudando. Se até pouco tempo atrás os funcionário se contentavam com seus salários enquanto ouviam gritos; hoje é preciso ser um verdadeiro líder para conseguir manter uma boa equipe ao seu lado. Mas como ser um bom líder? Para se tornar um bom líder, apenas se autoproclamar e distribuir sorrisos não basta. É preciso estar junto, trabalhar em equipe e ter uma atitude firme, mostrando liderança de exemplo.

Para isso, você pode ser o chefe de um pequeno restaurante, o CEO de um blog ou um grande executivo. A boa liderança pode ser encontrada em qualquer lugar. Confira algumas dicas para que você também se torne um verdadeiro líder!

Sempre ter atitudes positivas

Bom líder

Você jamais vai conseguir que sua equipe esteja motivada a desempenhar o melhor possível se você estiver sempre pensando e falando coisas negativas. Grandes líderes sabem que mostrar atitude positiva é o primeiro passo para alcançar resultados positivos.

Seja motivador da sua equipe. Ao invés de apenas estabelecer metas e exigir que elas sejam cumpridas, não se esqueça de elogiar sua equipe e mostrar que você respeita e admira o trabalho que eles desenvolvem.

Um bom líder deve aprender a trabalhar com os erros

Nada é perfeito. Se você tem um restaurante, uma hora uma panela vai queimar; se é o blog, alguns artigos não receberão o tráfego esperado; se é uma grande empresa, uma hora ocorrerão grandes perdas no faturamento.

Coisas ruins vão sempre acontecer e não há nada que se possa fazer depois que elas acontecem. Aliás, há sim. Um bom líder sabe trabalhar com esses erros. Sabe manter a calma para refletir sobre o que ocorreu, para evitar que o mesmo erro seja cometido.

As falhas ocorrem. Máquinas quebram, computadores pegam vírus, pessoas ficam doentes, o mercado fica instável. E quais empresas sobrevivem a tudo isso? Aquelas cujos seus líderes aprendem a caminhar sobre as tempestades, que refletem e sabem aprender com os erros.

Autoconhecimento e autodirecionamento

Se você se conhece muito bem e sabe ser seu próprio guia, você será capaz de alcançar o sucesso. Passe um tempo com você mesmo. Se descubra. Saiba exatamente no que você é bom e no que não é bom.

Tente melhoras suas falhas e saiba valorizar suas qualidades. Além disso, seja capaz de se guiar. Isso significa que você tem que ser responsável por si mesmo. Monte sua própria agenda, com os horários que você deve dedicar para seu trabalho, para suas tarefas, para a família, para si mesmo.

Você deve ser um visionário

E se Bill Gates tivesse acreditado que ninguém gostaria de ter um computador em sua casa? Onde você acha que estaria lendo esse artigo agora? O que quero dizer com isso é: nenhuma ideia é louca demais, boba demais ou estúpida demais.

Seja um visionário! Quando você der de cara com uma ideia maluca, não vire o rosto para ela, talvez essa maluquice possa revolucionar o mundo, ou se torne algum tipo de viral extremamente rentável. Ser um líder significa pensar fora da casinha e permitir que sua equipe faça o mesmo!

Assumir a responsabilidade

Quando você se coloca no lugar de líder, isso também significa que você terá que assumir as responsabilidades, sejam elas sobre as coisas boas, quanto ruins. E é justamente por isso que liderar não é para qualquer um.

Quando você se propõe a ser um bom líder, você precisa se dedicar ao máximo e, ao invés de procurar por culpados, você abraça o problema para si e, ao lado de sua equipe, busca por soluções.

Aprender a delegar

A única forma de fazer um bom trabalho é saber desempenhá-lo em equipe e, para ser um grande líder, é preciso delegar. Você deve tomar trabalho para si, mas precisa saber distribuir o que precisa ser feito.

Aprender a falar e aprender a ouvir

Bom líder

Talvez essas sejam as principais características de um líder: falar e ouvir. É preciso saber falar para conseguir expressar o que você deseja que seja feito. Mas é também imprescindível que você saiba como elogiar e como criticar sua equipe.

Também é preciso saber ouvir e dar abertura para que seus colegas de trabalho se expressem. Eles podem ter grandes ideias, que podem deixar os projetos ainda melhores. Um líder jamais deixa seu ego inflar e impedir que boas ideias de outras pessoas sejam colocadas em prática.

Também é preciso sabe ouvi cíticas. Não somos pessoas perfeitas. Todos nós erramos e acertamos. Mas é como sabemos passar dividir e vivenciar as vitórias e as derrotas que diferenciam chefes comuns dos verdadeiros líderes.

Agora que você sabe os caminhos para se tornar um bom líder, está pronto para comandar uma equipe de trabalho?

2 thoughts on “Liderança de exemplo, veja como ser um bom líder

  1. Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.

    Para complementar o artigo acima.

    http://iapeb.com.br/saiba-como-ser-lider-de-sucesso/

    Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

Top