Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Um guia definitivo para montar uma loja virtual

Um guia definitivo para montar uma loja virtual

Loja virtual

Se você chegou até aqui é porque está decidido a montar seu próprio negócio: uma loja virtual. Primeiramente: meus parabéns! O caminho do sucesso passa pelo empreendedorismo e começar um e-commerce é muito promissor.

Em 2016, por exemplo, o comércio virtual faturou mais de R$ 42 bilhões; no ano passado saltou para mais de R$ 60 bilhões e o futuro é bem promissor: analistas esperam um crescimento de 12% a 20% no faturamento das vendas online em 2018.

É por isso que montar uma loja virtual não é um desafio pequeno. Embora seja muito mais fácil começar a vender pela internet, isso não significa que basta montar um site, de qualquer jeito.

Ainda bem que você pode contar com este guia definitivo de como montar uma loja virtual, preparado especialmente pelo Blog GuiaJá para ajudar você!

Montando um e-commerce: por onde começar?

Apesar do foco ser o mundo virtual, o projeto deve começar off-line. Faça a si mesmo uma série de perguntas, pois elas serão essenciais para acertar nas escolhas e montar um negócio de sucesso. Aqui estão apenas algumas perguntas essenciais para avançar e tomar medidas decisivas:

  • Já tem um esquema de cores e logo que deseja usar?
  • Já escolheu o nome e tipo de domínio?
  • Vai contratar uma empresa ou freelancer para montar a loja virtual?
  • Vai utilizar um site para montar a loja?
  • Vai trabalhar também com vendas pelo Mercado Livre, OLX e/ou similares?
  • Sua loja aceitará PayPal, cartões, Mercado Pago, PagSeguro, Bcash ou similares?
  • Trabalhará com pagamento no boleto, transferência e depósito bancário?
  • Os preços estarão em evidência ou será no sistema sob consulta?
  • Manterá um catálogo online?
  • Pronta entrega ou encomendas?
  • As entregas serão feitas pelos Correios ou transportadoras?
  • Terá opção de retirada no local?
  • Contato apenas pelo site?
  • Como será o seu estoque?

E essas são apenas exemplos de perguntas, pois não se esqueça que para cada tipo de produto que você venderá, existem legislações específicas tanto no que diz respeito ao armazenamento, quanto comercialização e transporte.

Veja também:  O que é melhor: conquistar muitos clientes pequenos ou alguns grandes?

Depois de ter as respostas para as questões mencionadas acima, chega a hora de refinar e colocar atenção aos detalhes que envolverão a criação da sua loja online. Mas não deixe que uma onda de perfeccionismo atrapalhe o seu progresso. Tenha sempre muita atenção em cada passo, mas lembre-se que um novo projeto é também uma ótima chance para fazer testes.

Loja virtual

Top 5: Melhores sites para montar uma loja virtual

Existem apenas duas formas de colocar sua loja virtual no ar: contratando alguém ou suando a camisa, no melhor estilo ‘Do It Yourself’, o famoso DIY. Se preferir contratar uma empresa ou freelancer, lembre-se de só fechar o negócio depois de analisar com calma outros trabalhos que já tenham sido realizados pelo profissional escolhido. Acompanhe cada etapa do projeto e tire todas as suas dúvidas.

Mas se você preferir fazer tudo sozinho, também não tem problema! O Blog GuiaJá listou as melhores plataformas online disponíveis para você construir sua loja de comércio eletrônico.

Montar uma loja no Shopify 

Este é considerado um dos melhores sites para montar uma loja virtual. Fácil de usar, já possui mais de 100 modelos prontos de layouts, com opções para os mais diferentes segmentos de vendas online. Além disso, também oferecem suporte 24 horas para ajudar você a montar seu e-commerce.

Entre as principais vantagens estão as várias opções de ferramentas adicionais -0 que podem ser gratuitas ou pagas – que você pode colocar na sua loja.

Montar loja online com Wix eCommerce 

Com mais de 388 mil lojas online ativas, o Wix eCommerce também oferece diversos recursos e ferramentas que ajudarão você a montar sua loja virtual de forma simples e bastante eficaz.

Entre as vantagens oferecidas, estão os desenvolvimentos recentes de aplicações como o SEO Wiz e Wix Code, que auxiliam a melhorar ainda mais o seu site, através de um guia que mostra o que você precisará fortalecer para crescer cada vez mais.

Montar e-commerce no Mercado Shop

Desenvolvido pelo Mercado Livre, o Mercado Shop também é uma ótima opção para quem deseja começar a vender pela web. Além de ser fácil de usar, oferece opções de personalização da loja online: é possível mudar as cores, escolher e modificar o layout, acrescentar imagens e criar as próprias categorias. Se você entende de programação, poderá modificar os códigos diretamente, caso essa não seja sua praia, o Mercado Shop oferece apoio de profissionais certificados.

Outro detalhe muito interessante é que você poderá escolher e adquirir o endereço web que quiser, com a vantagem de adquiri-lo pela própria plataforma e conectá-lo diretamente a sua loja. Também são oferecidas várias ferramentas de marketing, que ajudam na hora de criar promoções e descontos.

Veja também:  Como funciona o agravo de instrumento do Novo CPC

Montando uma loja virtual Magento

Uma das plataformas mais populares do mundo, a Magento, oferece diferentes planos no Brasil. Com diversas opções de personalização e ferramentas de gerenciamento, essa plataforma pode ser contrata pela Uol Host, Magento Online, Magento Ecommerce, entre outros.

Montar uma loja BigCommerce 

O BigCommerce é outro candidato forte para quem está se perguntando sobre como construir uma loja online. Oferecendo vários recursos para que você consiga montar sua loja virtual sozinho, o site também oferece ajuda especialistas para ajudá-lo no processo.

Sua interface de construção é relativamente simples, e eles oferecem layouts que permitem boa visualização dos produtos.

Loja virtual

Como atrair clientes para sua loja virtual

Depois de acessar cada sugestão acima e escolher aquela que mais se adequa ao seu negócio, é hora de pensar em como você finalizará as vendas. Assim como no mundo fora da internet, seus produtos não se venderão sozinhos.

Invista em ações de marketing e divulgue seu negócio. Faça anúncios nas redes sociais, e direcione seus investimentos também para propaganda. Você até pode pensar que não tem como investir, mas acredite: você está errado!

Hoje, graças a própria internet, fazer propaganda está muito mais acessível e barato. Nós temos vários artigos que podem ajudar a impulsionar seu negócio virtual, confira alguns deles na lista abaixo.

Conclusão: montar uma loja virtual de sucesso é possível!

A construção de uma loja online não é uma tarefa complicada, já que hoje existem muitas ferramentas que permitem ao empreendedor montar seu negócio virtual sem precisar ser um expert em programação.

Veja também:  O que muda no Microempreendedor Individual MEI 2018

Mas apenas escolher o layout e o tipo de produtos não basta. A parte mais complicada é o planejamento para tirar esse sonho do papel. A conclusão que chegamos aqui é que, para montar uma loja virtual de sucesso você precisa analisar cada parte do projeto.

Não existe um jeito simples, uma receita mágica ou um atalho para o sucesso. Cada etapa precisa ser baseada em escolhas ponderadas. Cada tipo de loja tem suas peculiaridades, por isso, invista seu o tempo estudando o mercado e os produtos que você vai comercializar.

Depois se debruce sobre o tipo de plataforma online que vai escolher para colocar sua loja na internet e não menospreze a importância da propaganda para conquistar cada vez mais clientes.

E essas foram as dicas do Blog GuiaJá para você montar sua loja virtual. Desejamos a você muito sucesso nessa nova etapa de vida! Não se esqueça de comentar e sugerir novos temas!

One thought on “Um guia definitivo para montar uma loja virtual

Deixe uma resposta

Top