Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Fluxo de caixa

Fluxo de caixa

Fluxo de caixa

Todo empresário, independentemente do tamanho da empresa, sabe o quão importante e necessário é o fluxo de caixa para o sucesso de seu negócio. Apenas para conceituarmos melhor o termo fluxo de caixa, segundo definição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae:

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

(Fonte: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/0_fluxo-de-caixa.pdf)

Essencial para uma melhor análise financeira da empresa, bem como para nortear os planejamentos e finanças da empresa, saber organizar o fluxo de caixa interfere sobretudo nas tomadas de decisões de investimento, compra e pagamento, por exemplo.

Neste sentido, proceder de forma eficiente na organização do fluxo de caixa proporciona à empresa, maior segurança, elevando suas chances de ser bem-sucedida no mercado.

Mas, como organizar o fluxo de caixa da sua empresa de maneira eficiente? Acompanhe a seguir!

Valores incluídos no fluxo de caixa

Engana-se quem alimenta a ideia de que o fluxo de caixa se baseia apenas no dinheiro disponível. Por exemplo, além do dinheiro já disponibilizado, o processo deve compreender também as aplicações da empresa, as contas existentes nas instituições financeiras, e também entradas (recebimento de clientes) e saídas (pagamentos de funcionários e fornecedores). O resultado desta comparação (entradas, saídas) resulta no fluxo de caixa.

A utilização de planilhas de controle financeiro, aplicativos e softwares que otimizam a inclusão de dados e cálculos se configuram em ótimas ferramentas para o empreendedor organizar o fluxo de caixa da empresa.

Veja também:  Licença-paternidade de 20 dias existe?

Fluxo de caixa

Segmentar o fluxo de caixa por categorias

Um recurso formidável para otimizar a gestão do fluxo de caixa de sua empresa é investir na separação por tags, ou se preferir, categorias. Em suma, desta forma fica muito mais fácil compreender em quais áreas o dinheiro está sendo utilizado, fornecendo assim, dados precisos acerca de detalhes como gastos, receita de clientes, etc., ajudando substancialmente no planejamento.

Definir o período de controle

Via de regra, é comum que as empresas façam o controle anual do fluxo de caixa. Desta forma, é possível fazer uma análise das épocas em que se vende mais ou menos, gerando assim um histórico e possibilitando a precaução necessária para dispor de recursos necessários para manter a empresa.

Atente-se aos prazos

Fique sempre alerta ao que se refere aos prazos. Vendas a prazo e compras a prazo merecem toda a atenção. Uma boa alternativa neste quesito é dispor da mesma média de tempo, tanto para receber dos clientes quanto para quitar os débitos com seus fornecedores. Desta forma, o fluxo de caixa se mantém equilibrado e o negócio tende a ser bem-sucedido, diminuindo gastos da sua empresa, inclusive.

Separar o pessoal do profissional

Um dos maiores erros e que resultam na desorganização do fluxo de caixa de uma empresa é misturar as finanças do âmbito pessoal com as do âmbito empresarial.

Tenha contas de banco separadas, bem como cartões de créditos para cada área. Além disso, cultive o hábito de atualizar todos os dias a movimentação do fluxo de caixa. Isso dá uma visão mais próxima e ampla da situação financeira, ajudando até mesmo a tecer prognósticos.

Quais estratégias você utiliza na gestão do seu fluxo de caixa? Elas têm sido eficientes? Conte para nós!

Veja também:  Como funciona o Simples Nacional?

 

Referências

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/planilha-ajuda-a-fazer-fluxo-de-caixa-da-sua-empresa,adf8d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD

http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/conhecimentos/como-organizar-o-fluxo-de-caixa-da-sua-empresa-de-maneira-eficiente

http://anadi.com.br/5-dicas-fluxo-de-caixa/

http://anadi.com.br/fluxo-de-caixa-classificacao/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost

http://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/5-passos-para-controlar-o-fluxo-de-caixa-da-sua-empresa/

http://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/10-dicas-para-organizar-o-fluxo-de-caixa/

Deixe uma resposta

Top