Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Esclarecendo suas dúvidas sobre o SEBRAE

Esclarecendo suas dúvidas sobre o SEBRAE

Dúvidas sobre o Sebrae

Assim que um empreendedor minta uma pequena empresa, muitas dívidas pairam sobre sua cabeça. Para ajudar quem monta um negócio a conseguir bons resultados, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, conhecido apenas como SEBRAE, oferece serviços de consultoria, cursos de capacitação e orientação.

Além disso, o SEBRAE também atua como articulador político, sempre com foco no estímulo do empreendedorismo e no desenvolvimento das empresas nacionais.

Porém, muitos empresários possuem dúvidas sobre a atuação da entidade, por isso, neste artigo, o Blog GuiaJá pretende esclarecer suas principais dúvidas sobre o SEBRAE.

Quais empresários podem contar com a ajuda do SEBRAE

Criado em 1972, o SEBRAE é voltado apenas as micros e pequenas empresas do país. Lembrando que quem é MEI (Microempreendedor Individual) também pode contar com a entidade. Praticamente todos os ramos de atividades são atendidos

Na Indústria, por exemplo, são atendidos os setores de madeira, alimentos e bebidas industrializados, biotecnologia, construção civil, cosméticos, couro e calçados, eletroeletrônicos, joias, gráficas, cerâmicas, tecnologia, entre outros.

No Comércio, Serviços e Turismo, são atendidos empresários que possuem lojas, hotéis, trabalham com artesanato, entre outros. No Agronegócio, o principal objetivo do SEBRAE é melhorar a competitividade e aumentar a qualidade do que é produzido no campo.

Dúvidas sobre o Sebrae

Como o SEBRAE ajuda a organizar sua empresa

Através de cursos presenciais e online (disponibilizados gratuitamente no site do SEBRAE) é um facilitador para quem deseja organizar a empresa. Quem procura o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas pode também consultar especialistas, que auxiliam no desenvolvimento ordenado no negócio.

Veja também:  3 Ideias de negócios para ganhar dinheiro em casa

Os empresários recebem orientações que ajudam na gestão do negócio, como por exemplo análises e desenvolvimento de plano de negócio. Além disso, o SEBRAE também orienta quem deseja formalizar sua empresa.

Como o SEBREA ajuda a expandir seu negócio

É preciso lembrar que o SEBREA não é um banco. Ou seja, não dá para pedir empréstimos. Mas mesmo assim, a entidade é capaz de auxiliar, e muito, quem está pensando em expandir seu negócio.

Através de consultorias, por exemplo, o SEBRAE pode ajudar você a fazer análises que diminuirão as chances de erros.

Realizado de forma individual, caso você queira uma consultoria deita na medida para o seu negócio; ou também de maneira coletiva, com consultorias para cooperativas, por exemplo, o SEBRAE mostra de forma clara quais são os melhores caminhos a seguir. Para promover este auxílio, o SEBRAE possui uma série de programas, sendo os principais deles:

  • Sebrae Mais: voltado para empresários que já estão bem estabelecidos e querem aprimorar sua atuação e sua competitividade.
  • Programa Nacional de Encadeamento Produtivo: voltado para quem deseja aumentar sua competitividade e alcance através de cooperação entre grandes companhias e pequenos negócios.
  • Sebraetec: serviço de implantação de tecnologias.
  • Negócio a Negócio: orientação gratuita para microempresas e microempreendedores individuais.
  • Agentes Locais de Inovação: serviço gratuito que ajuda a implantar práticas inovadoras dentro da sua empresa.

Dúvidas sobre o Sebrae

Onde encontrar uma unidade?

Presente em todos os estados brasileiros, e também no Distrito Federal, encontrar uma unidade do SEBRAE próximo a você não é difícil. Primeiro, você pode fazer a busca no próprio site, basta colocar seu estado e cidade que o sistema mostra qual é a unidade  mais próxima.

Caso não tenha uma unidade na sua cidade, o mais indicado é procurar o setor de Comércio e Indústria da Prefeitura do seu município. Se não obtiver êxito desta forma, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone gratuito 0800 570 0800.

Veja também:  Dicas fundamentais para gerenciar oportunidades de negócio

E não se esqueça que também é possível ter atendimento online, através do chat disponível no site, ou também por e-mail. Não tem desculpa para não contatar um especialista do SEBRAE!

Muitos empresários utilizam os serviços oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, se você está entre eles, não se esqueça de deixar um comentário sobre como foi sua experiência!

Deixe uma resposta

Top