Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Dinâmica de grupo ajuda a motivar sua equipe

Dinâmica de grupo ajuda a motivar sua equipe

Dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é ideal para motivar sua equipe, estreitar laços e fortalecer seu time. Numa época em que todos nós nos comunicamos cada vez mais através de dispositivos eletrônicos em vez de conversas reais, o trabalho em equipe em equipe pode ficar prejudicado.

Dentro de empresas, seja qual for seu tamanho, existe uma grande tentação em fazer a comunicação interna apenas através de aplicativos e chat – Skype, WhatsApp, Hangouts, entre outros – e isso pode acabar atrapalhando o entrosamento da sua equipe de funcionários.

Com a dinâmica de grupo certa é possível retomar esse entrosamento e garantir um melhor desempenho em todas as ações de trabalho. De acordo com o laboratório da Human Dynamics do Massachusetts Institute of Technology (MIT), empresas que realizam dinâmica de grupo se tornam muito mais eficientes, pois garantem que as características abaixo estejam presentes dentro da empresa:

  • Todos na equipe falam e ouvem, o respeito é mútuo.
  • As interações são energéticas com muita comunicação cara a cara.
  • As pessoas se conectam umas às outras diretamente – não apenas com ou através do líder da equipe.
  • As conversas laterais são realizadas dentro da equipe.
  • As pessoas trazem informações externas relevantes para dentro da empresa.
  • O individualismo fica em segundo plano, a equipe se fortalece e caminha junta para frente.

Esses dados não significam que você deve abandonar a tecnologia. Troca de mensagens e videoconferência são excelentes ferramentas, ajudam a otimizar o trabalho em equipe e devem ser integradas na rotina empresarial.

Veja também:  Marketing de autoridade: como usar

No entanto, as interações humanas também são fundamentais para o sucesso do negócio. É através delas que se criam os vínculos e os valores que impulsionam sua empresa para frente.

Dinâmica de grupo para a motivar sua equipe

Além de valorizar a interação entre os colegas, a dinâmica de grupo também exerce um papel fundamental na motivação da equipe. Um indivíduo pode ser motivado por outros, e assim, essas atividades formam um ciclo, que também tem valor para o seu negócio.

No entanto, a motivação requer um objetivo. Sem um objetivo específico em mente, é impossível que um grupo ou equipe seja motivada por muito tempo. Se você pretende começar a implantar uma rotina de dinâmica de grupo no seu negócio, tenha em mente que você precisa saber exatamente onde quer chegar e como espera que essas ações impactem sobre sua equipe.

Dinâmica de grupo

Modelos de dinâmica motivacional para empresas

Existem diferentes tipos de dinâmica de grupo específicas para motivas os colaboradores. A seguir você encontra alguns modelos fáceis de implantar dentro da sua empresa!

Dinâmica motivacional da “caixa surpresa”

Material: aparelho de som; caixinha de presente; 1 bombom.

Como desenvolver: coloque o bombom dentro da caixa e forme uma roda com os membros da sua equipe (e a equipe for muito grande, faça duas rodas e dobre a quantia de materiais). Eles devem ir passando a caixinha de mão em mão enquanto uma música toca. Diga para todos que dentro da caixa tem um desafio e, assim que a música parar, você deve desafia a pessoa que está com ela na mão a abrir a caixinha ou então passa-la para outra pessoa. Caso a pessoa escolha a segunda opção, volte a tocar a música e continue o mesmo processo até que alguém decida abrir a caixa e descobrir o bombom lá dentro.

Veja também:  Como abrir uma empresa: tudo que você precisa saber!

Objetivo da dinâmica: o principal objetivo é mostrar que muitas pessoas têm medo dos desafios e acabam passando esse desafio para outro, mas que muitas vezes, o desafio guarda sempre uma vitória muito doce.

Dinâmica de grupo: “é assim que eu vejo você”

Material: folhas de papel; canetas hidrocor; fita adesiva.

Como desenvolver: use a fita para colar as folhas de papel nas costas de cada participante. Cada um deve escrever nas costas do outro o que for pedido pelo aplicador da dinâmica, como por exemplo: uma qualidade da pessoa; um defeito; o que gosta; o que mudaria; etc.

Objetivo da dinâmica: aproximar os integrantes da equipe e ajudar a todos a enxergar suas falhas e também suas qualidades.

Mais ideias de dinâmicas para você aplicar a sua equipe

A dinâmica de grupo oferece excelentes ferramentas para manter a equipe motivada. Mas não se esqueça que a motivação deve ser um processo contínuo. Para mais dicas, continue acessando o Blog GuiaJá e não se esqueça de comentar o que achou do artigo e sugerir novas pautas!

One thought on “Dinâmica de grupo ajuda a motivar sua equipe

Deixe uma resposta

Top