Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

Crescimento de sua empresa

Prosperar é sua meta. Para ajudar nesta caminhada, preparamos dicas para organizar o crescimento de sua empresa!

Não importa se você é um exportador, se é dono de uma empresa que presta serviços, ou se produz algum produto, tudo o que você quer é que sua empresa lucre cada vez mais e expanda seu alcance. Mas para conseguir alcançar bons resultados, é preciso caminhar por uma estrada de muito trabalho. Para ajudar no crescimento de sua empresa, selecionamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença!

1) Focar no cliente

Você quer o crescimento de sua empresa? Então nunca perca seu cliente de vista! Nunca se esqueça que é ele quem consome seu produto ou serviço. Ele é essencial para que você consiga os melhores resultados.

Agradar ao cliente deve ser sua principal meta a qualquer momento. Esta meta deve estar acima inclusive dos lucros. Tenha uma coisa em mente: um cliente satisfeito com o que sua empresa oferece vai consumir o que você vende, vai voltar, vai falar bem e vai atrair novos consumidores, e é assim que você vai aumentar seus lucros.

2) O crescimento de sua empresa está nas mãos dos funcionários

O empresário que não acredita em seus funcionários e não acredita que o trabalho deles é realmente essencial para o funcionamento do negócio não é capaz de perceber o quanto está errado.

Não estamos falando em transformar seus colaboradores em seus melhores amigos, mas sim em tratá-los com respeito, valorizando seu trabalho e seguindo as leis trabalhistas vigentes.

Funcionários valorizados ‘vestem a camisa’ da empresa e estão ligados ao crescimento de sua empresa. Funcionários que se sentem desvalorizados ou oprimidos rendem menos, gerando um faturamento menor.

Crescimento de sua empresa

3) Buscar o lucro

O crescimento da sua empresa também está ligado a sua capacidade de fazer o negócio lucrar. Para lucrar mais é preciso vender mais e você alcança mais vendas através das estratégias de marketing.

Aprenda a utilizar os recursos disponíveis como as redes sociais, anúncios em rádio, panfletos, entre outros. Se possível, contrate um consultor ou uma empresa para ‘dar uma força’ e fazer seu negócio chegar mais longe.

Porém, para aumentar os lucros também é preciso evitar desperdícios. Fique atento a qualquer situação que envolva perda de tempo, matéria prima, materiais de escritório etc.

4) Não perder o controle financeiro

Tenha tudo anotado. Desde os gatos com pessoal e fornecedor, até aquele pó de café comprado de última hora ou aquele descontinho no galão de água do escritório. Saber exatamente onde cada centavo está é essencial para o crescimento de sua empresa.

Mas cuidado para não fazer uma bagunça com esses números! Para conseguir fazer a gestão financeira adequadamente e alcançar o crescimento de sua empresa, você pode contar com a ajuda de diversos programas e softwares.

5) Estabelecer o seu pró-labore

Se você precisa ficar tirando dinheiro da empresa para aplicar na sua vida pessoal, como é que você espera crescer?

A sua conta bancária deve ser totalmente separada da conta da empresa, e os limites devem ser definidos e devem ficar muito evidentes para você. Obviamente seu objetivo é que o crescimento de sua empresa traga frutos para você, mas não transforme seu negócio em uma espécie de poupança pessoal.

Pode ser muito tentador em alguns momentos, mas quando isso ocorre você pode ter que arcar com graves problemas tributários – incluindo sonegação de impostos. Para evitar problemas, converse sempre com um profissional de contabilidade, crie um pró-labore fixo (uma espécie de salário), e tenha uma programação mensal para os seus limites de gastos pessoais.

6) Dar atenção aos recursos humanos

Para o crescimento de sua empresa, não basta apenas saber contratar e demitir quando é necessário. Invista em treinamento de pessoal, benefícios (plano de saúde, vale alimentação, entre outros) cursos, palestras e tudo mais para que seus colaboradores possam estar sempre preparados para oferecerem a melhor mão de obra!

7) Dar um basta nos seus medos!

Nossa última dica é também uma das mais essenciais para o crescimento de sua empresa: chega de ter medo! Não tenha medo da concorrência, ao invés disso, estude o mercado no qual você está inserido.

Não tenha medo do banco, ao invés disso, renegocie suas dívidas; marque um horário para pedir prazos ou crédito. Não tenha medo de encara os desafios, sejam eles quais forem. É olhando para os problemas que você vai conseguir resolvê-los!

Você tem uma tática especial que ajudou no crescimento do seu negócio? Gostaria de mais conteúdos como o deste artigo? Deixe sua sugestão nos comentários.

 

 

 

 

2 thoughts on “7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

  1. Quero receber mais orientação sobre administração das empresas, principalmente das pequenas empresas, que é o meu caso.

Deixe uma resposta

Top