Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O que é e como usar Business Intelligence?

O que é e como usar Business Intelligence?

Business Intelligence

A concorrência na era digital é gigante, por isso utilizar tecnologias, aplicativos e práticas para a coleta, integração, análise e apresentação de informações comerciais é essencial para qualquer tipo de negócio. E é justamente sobre isso que se trata o termo Business Intelligence (BI).

Com o objetivo de apoiar melhores tomadas de decisão para empresas, o BI é uma ferramenta mais que essencial nos dias atuais, já que se baseia sempre em dados e jamais em achismos.

Geralmente através de softwares que utilizam inteligência artificial, os sistemas de Business Intelligence fornecem visualizações históricas, atuais e também são eficientes em realizar previsões e podem ser aplicados em praticamente todos os setores de uma empresa.

Os aplicativos lidam com vendas, produção, finanças e muitas outras fontes de dados tanto da própria empresa, como também de concorrentes, o que garante ainda mais precisão às análises.

O assunto parece complicado e pouco atrativo, mas calma, o Blog GuiaJá vai explicar direitinho onde você pode aplicar o BI e conseguir o upgrade que sua empresa tanto merece.

10 formas de utilizar Business Intelligence na sua empresa

Como já dissemos, o Business Intelligence desempenha um papel fundamental no planejamento estratégico, sendo aplicado em:

  • medição do progresso do desempenho das vendas;

  • objetivos de negócios;

  • realização de análises quantitativas;

  • relatórios e compartilhamento de dados;

  • identificação de insights do cliente;

  • Finanças, entre outros.

Business Intelligence

1) Tomar decisões com menos chances de errar

O mundo empresarial é uma corrida e quem chega primeiro, ganha mais clientes e, consequentemente, mais lucro. Muitas vezes o empreendedor não pode ficar pensando e pensando, procrastinando na hora de decidir.

Veja também:  Confira como escrever um currículo simples

No entanto, ninguém quer se apressar para tomar uma decisão e correr o risco de errar feio. Com um software de Business Intelligence você tem dados confiáveis em mãos e o melhor, com muita rapidez e solidez.

São informações relevantes, confiáveis e que podem dar uma grande vantagem competitiva para que você decida qual caminho tomar e passe na frente dos concorrentes.

2) Criar indicadores de desempenho alinhados às estratégias de negócios

Empresas podem começar a se concentrarem em projetos que não estão alinhados às suas estratégias, e tal decisão pode acabar sendo um grande desperdício de dinheiro e tempo.

Para evitar isso, você precisa estabelecer métricas que vêm com indicadores de desempenho alinhados às estratégias da sua empresa. As ferramentas de BI podem ajudá-lo nesse aspecto, fornecendo as informações que o ajudarão a manter o foco onde realmente importa.

3) Capacitar funcionários através do acesso a dados

As soluções de BI permitem que os funcionários tomem decisões orientadas por dados. Além de benéfico para o seu negócio, isso também permite que as organizações maximizem as informações em todos os níveis, capacitando os funcionários e garantindo que eles tenham crescimento profissional e pessoal. Ter uma força de trabalho capacitada pode tornar uma empresa mais competitiva na arena dos negócios globais.

Business Intelligence

4) Economizar tempo

“Time is Money” e ninguém quer perder dinheiro. A coleta de dados feita através das estratégias de Business Intelligence, além de muito mais confiáveis do que as feitas manualmente, são infinitamente mais rápidas.

Por mais que você ou seu funcionário seja capacitado, erros humanos podem ocorrer em qualquer lugar, e se isso ocorrer, além de prejuízo, você terá que refazer tudo e perder ainda mais tempo.

Veja também:  A importância do Visual Merchandising para sua empresa

Use um sistema de BI bem configurado e dê adeus ao tempo gasto nessa tarefa. Com esta ferramenta você gera relatórios e visualização de dados em um piscar de olhos.

5) Obter mais insights do cliente

Atender às necessidades dos clientes é o que impulsiona as empresas, e é por isso que é importante descobrir padrões no comportamento do seu público-alvo. Sem ferramentas de BI, é difícil saber o que os clientes realmente querem sem gastar horas e horas examinando os relatórios anteriores.

6) Coletar informações importantes sobre suas vendas

Uma das principais funções das aplicações de BI é revelar informações de vendas de forma rápida, segura e confiável.

7) Identificar onde você pode cortar custos

O software de BI permite que você veja em quais áreas da sua empresa você pode economizar dinheiro. Pode haver um excesso em seu estoque, o que se traduz em custos extras, não apenas em termos de aquisição, mas também de manutenção. Quando você souber onde pode aumentar a produtividade e reduzir custos, pode tomar as medidas necessárias para aumentar seu lucro.

Business Intelligence

8) Aumentar a produtividade

Mais uma aplicação do Business Intelligence é na monitoração de tarefas, projetos e o desempenho geral da sua equipe. Isso permite identificar onde você pode agilizar os processos de trabalho e tornar suas operações mais eficientes, aumentando assim sua produtividade.

9) Melhorar sua interação nas redes sociais

Não é possível falar em empresas do século XXI sem falar em uso de redes sociais. Esta ferramenta é ideal para insights sobre o comportamento do consumidor e identificar as melhores formas de se conectar com seu público-alvo.

Veja também:  31 frases motivacionais: inspiração para o mês inteiro

10) Sua empresa fica protegida e ameaças online

A violação de dados e os ataques de malware são algumas das ameaças online mais comuns às empresas e é por isso que é crucial investir em soluções que diminuam ao máximo esse risco. Softwares de Business Intelligence são equipados com avançadas de análise e segurança avançada. O excelente software de BI com recursos de segurança foi projetado para ajudar a proteger sua organização contra hackers e outros ataques.

Organizações grandes e pequenas podem se beneficiar enormemente do uso de soluções de Business Intelligence em todos os aspectos dos negócios – do orçamento ao relacionamento com o cliente.

Se você gostou desse tema e quer mais artigos aqui no Blog GuiaJá, não se esqueça de deixar um comentário. Aproveite para assinar nossa Newsletter para receber conteúdo sobre empreendedorismo!

Deixe uma resposta

Top