Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como tirar o cartão CNPJ da empresa pela internet

Como tirar o cartão CNPJ da empresa pela internet

Cartão CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um dos documentos mais importantes da sua empresa, por isso o cartão CNPJ é tão essencial. É com ele que você pode resolver diferentes coisas no dia a dia empresarial e ter esse documento em mãos é muito mais fácil do que você pensa.

Graças as facilidades de hoje, nenhum empreendedor precisa esperar em filas gigantescas, ou aguardar dias para a entrega do documento. E o Blog GuiaJá ensina você a tirar o cartão CNPJ da empresa pela internet.

Passo a passo para tirar o cartão CNPJ pela internet

Graças as facilidades trazidas pelo programa Microempreendedor Individual (MEI), muitas pessoas estão criando suas empresas. Mas nem todo mundo se lembra que é preciso ter o cartão CNPJ do negócio sempre em mãos.

Assim como os documentos pessoais – como RG e CPF – o CNPJ é sempre exigido em qualquer transação do empreendimento. Veja como é fácil tirar o seu cartão:

  1. Acesse a página da Receita Federal “Emissão de Comprovação de Inscrição e Situação Cadastral”;
  2. Digite o CNPJ da sua empresa;
  3. Digite o código de verificação;
  4. O cartão CNPJ acaba de ficar pronto;
  5. Clique em “Imprimir”.

O que é Cartão CNPJ

Em primeiro lugar, temos que lembrar que o cartão CNPJ não é o registro da empresa. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é o número que identifica o seu negócio. Ele é informado a você no momento em que torna sua empresa legal. No caso de criação de MEI, por exemplo, esse número é disponibilizado logo ao final do procedimento realizado no site do Governo Federal.

Veja também:  O que é uma sociedade limitada (Ltda.)

Portanto o cartão CNPJ só pode ser solicitado depois que a empresa já foi criada e já possui seu número de registro. Ele é emitido apenas pela Receita Federal, é gratuito e só pode ser solicitado pela internet.

Este documento traz as informações mais importantes da sua empresa, como por exemplo o número de inscrição, o nome fantasia que você escolheu e, é claro, a razão social. Outros dados que podem estar contidos no cartão são: ramo de atuação, endereço, contatos, entre outros.

Um detalhe muito importante é que o cartão CNPJ tem data de validade, por isso, você precisa ficar atento para refazer o processo sempre que o seu cartão estiver para vencer.

Cartão CNPJ

Como tirar o CNPJ da empresa

Se você chegou até aqui e só agora descobriu que é preciso tirar o CNPJ da empresa antes de solicitar o cartão, não se desespere. Nós, do Blog GuiaJá, sabemos que tudo que envolve a abertura de um novo negócio é muito trabalhoso e é por isso que dedicamos nosso conteúdo a ajudar você nesse processo.

Solicitar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um procedimento essencial para tornar sua empresa legal. Com ele você poderá solicitar empréstimos, além de aproveitar várias vantagens exclusivas para empresários.

O primeiro passo para tirar o CNPJ é acessar a receita Federal, pois desde o 10 de novembro de 2014, a única forma de solicitar o CNPJ é através de um aplicativo específico, chamado Coletor Nacional. Lembre-se de verificar se o aplicativo é compatível com seu navegador.

Através do Coletor Nacional você pode preencher uma nova solicitação ou recuperar uma solicitação já em andamento. Alguns dados solicitados são o seu município e estado, se pretende fazer a inscrição ou até mesmo dar baixa em um CNPJ já existente. O processo é bastante simples e intuitivo.

Veja também:  Aprenda como criar um perfil profissional e melhorar seu currículo

No caso de microempreendedores individuais, o processo é ainda mais fácil. Basta acessar o site do Portal do Empreendedor e preencher o formulário para obter seu Cadastro MEI (CNPJ do Microempreendedor Individual).

Os caminhos que um empresário precisa percorrer são cheios de burocracia e dúvidas. Mas com as dicas certas, tudo fica mais fácil. Continue acessando nosso blog para mais dicas e não se esqueça de deixar suas opiniões e sugestões nos comentários!

2 thoughts on “Como tirar o cartão CNPJ da empresa pela internet

Deixe uma resposta

Top