Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como identificar e manter um número ideal de colaboradores na sua empresa

Como identificar e manter um número ideal de colaboradores na sua empresa

Número ideal de colaboradores

Saber identificar o número ideal de colaboradores é essencial para o bom funcionamento do seu negócio!

Funcionários e colaboradores são essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, mas para que o negócio flua como o esperado, é preciso saber identificar qual o número ideal de colaboradores. A tarefa parece fácil, mas como está intimamente ligada aos gastos e faturamento, é preciso dar as contratações muita atenção.

Para alcançar sucesso nesta tarefa, o empresário e empreendedor deve se debruçar sobre o perfil da sua empresa. Se você tem conhecimento real sobre o seu negócio, suas metas e sua identidade, será mais fácil contratar e manter um número ideal de colaboradores.

Número ideal de colaboradores

 Como identificar o número ideal de colaboradores?

Como já dissemos, para alcançar um bom número de colaboradores é preciso ter conhecimento sobre o seu ramo de negócio, além disso, existem outras coisas que ajudam a perceber que a equipe está defasada. Confira quais são elas:

Sua atual equipe não está dando conta do recado

A primeira delas é a que mais salta aos olhos: você não consegue atender a demanda de clientes! Se sua clientela desiste de fechar negócio por causa da demora no atendimento, este é um sinal claro que você precisa de mais colaboradores do que possui.

Porém, se você percebe que existe uma equipe muito grande para poucos clientes e que, enquanto alguns colaboradores estão trabalhando, outros não têm o que fazer, talvez seja hora de começar a pensar em demissões.

Equipe estressada

Outro fator que deixa evidente a necessidade de um número maior de colaboradores é o estresse dos atuais membros da equipe. Se ela estiver defasada, os trabalhadores ficarão sobrecarregados. O estresse causa perdas em diversos aspectos, pois trabalhadores com os ‘nervos a flor da pele’ não conseguem alcançar suas metas adequadamente.

Veja também:  Marketing de autoridade: como usar

Isso gera um atendimento de qualidade inferior e muitos clientes podem debandar para outras empresas. Além disso, trabalhadores estressados podem pedir férias, afastamentos, licenças médicas e até demissões, o que vai diminuir ainda mais sua equipe, causando mais transtorno.

Horas extras demais

Mais uma maneira de perceber que seu negócio não tem o número ideal de colaboradores é com relação às horas extras que você está pagando. É claro que, em determinados momentos elas são necessárias, mas quando o volume é muito grande, talvez seja mais vantajoso contratar mais pessoas.

Como manter o número ideal de colaboradores?

Depois de avaliar os indicativos de que sua equipe precisa ser reestruturada, vem a segunda parte do processo, que é saber manter o número ideal de colaboradores. Para isso, mais uma vez temos que recorrer a regra básica de qualquer empreendedor: conhecer a fundo sua empresa.

 Negócios sazonais

Em alguns ramos de negócio existe o que chamamos de sazonalidade, que são aquelas empresas que sofrem muitas variações ao longo do ano, como por exemplo, as que são ligadas ao turismo e viagens, confecção e calçados, entre outras.

Para essas empresas, que faturam mais, vendem mais e fecham mais negócios em determinadas épocas do ano, manter o número ideal de colaboradores também deve variar. Para evitar gastos desnecessários, é válido apostar nas contratações temporárias e estagiários.

Número ideal de colaboradores

Ficar de olho o ano inteiro

As variações de mercado não afetam apenas os negócios sazonais. Empresas que sempre se mantiveram lineares por longos períodos podem sofrer com os altos e baixos do mercado, principalmente em épocas de crise.

Por isso, por mais sólido que seu negócio seja, é preciso lembrar que ninguém está imune as quedas no faturamento. Se isto ocorrer, é preciso pensar na possibilidade das demissões, afinal, não se esqueça que funcionários significam duas coisas: produção e despesas. Se a empresa não consegue escoar a produção, como vai conseguir manter as despesas?

Veja também:  O que é o abono salarial PIS/PASEP?

Uma balança delicada:

De uma forma geral, identificar e manter o número ideal de colaboradores é conseguir colocar na balança os prós e contras e, não há dúvidas que o que mais deve ter peso nessa hora é o faturamento que seu negócio vem obtendo.

Pequenas variações sempre ocorrem, mas ao identificar quedas bruscas no faturamento ou na satisfação dos clientes, é preciso agir com rapidez para evitar problemas maiores.

Quais táticas você utilizou para encontrar o número ideal de colaboradores para sua empresa? Ou você está na busca para concluir esta equação? Conte para nós nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Top