Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Fórmula mágica para vender? Estratégia de marketing? Ou entender melhor como funciona todos os estágios que envolvem o consumidor, em seu comportamento de compra? O funil de vendas, afinal, pode mesmo me ajudar a vender mais? Quais destes tópicos acima irão ajudar você no processo de vender mais e ser bem-sucedido em sua área de atuação?

É notório que há no cenário do empreendedorismo, muitos “mestres” vendendo por aí, falsas soluções, prometendo fórmulas e mecanismos carregados de “pirotecnia” e “mágicas”, prometendo aos empreendedores uma otimização superior para alavancar suas vendas, principalmente quando falamos em e-commerce.

Desta forma, é muito importante fugir destas armadilhas e focar apenas naquilo que é válido e que possua referência no mercado, como por exemplo uma importante estratégia de marketing que é, antes de tudo, uma poderosa ferramenta, capaz de analisar toda a jornada que leva o público a adquirir determinados produtos e serviços e utilizar estas informações tanto para adequar seu marketing de conteúdo, alinhando-o aos seus clientes, quanto para educa-los e oferecer a eles, as soluções necessárias para cessar suas problemáticas.

É exatamente nestes sentido que se faz de suma importância compreender como funciona o funil de vendas e utilizá-lo a seu favor para melhorar seus negócios e empreendimentos, resultando consequentemente em mais vendas.

Você não sabe o que é funil de vendas e não tem a mínima noção de como esse “treco” funciona? Fique tranquila (a) e continue a leitura deste artigo que iremos esclarecer para você.

Mas o que é funil de vendas?

Organização é palavra-chave para tudo na vida, não é mesmo? Um belo exemplo disso é o funil de vendas e a forma como ele se estrutura. Quando nos referimos ao termo funil de vendas, estamos falando de um método eficaz que compreende toda a trajetória de um cliente desde seu primeiro contato com a empresa (por meio do site, loja on-line, blog, etc.), até o momento da conversão, ou seja, da compra e/ou aquisição de determinado serviço ou produto comercializado.

Dito isto, fica aqui uma pergunta: você sabe quais são as etapas desta empreitada que levam o consumidor a comprar? Ter em mente todos os caminhos trilhados pelo cliente é fundamental para compreender melhor como funciona um funil de vendas.

O funil de vendas pode ser dividido em estágios, como:

  • Atrair (chamar a atenção e trazer visitantes para o site)
  • Capturar (prender a atenção dos visitantes)
  • Nutrir (alimentar o interesse do público, agregar valor à sua marca e despertar no cliente, reais necessidades de adquirir o produto e serviço que você oferece).
  • Converter (transformá-los em leads, ou seja, em potenciais clientes, motivando-os a comprar e ter seus problemas solucionados com esta ação).

A primeira estratégia para usufruir do funil de vendas é atrair visitantes para o site e/ou loja, lançando mão de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, investindo em materiais (sejam eles em vídeo, texto, e-book, etc.), que atraiam o público e dialoguem com ele, além de cativá-lo, para que este público crie identidade com o conteúdo publicado, criando assim engajamento do público com a marca, produto e negócio.

As etapas do funil de vendas

Como falamos anteriormente, cada passo do público alvo faz parte de uma etapa do funil de vendas. Primeiro vejamos quais são estas etapas e como elas deve-se trabalhar cada uma delas para que possamos usufruir deste método para alavancarmos as vendas:

1-      Topo do funil (visitantes)

Aqui estamos no âmbito geral, falando sobre visitantes de seu site ou loja. São pessoas que ainda desconhecem seu serviço e os produtos que vende, e tomam o primeiro contato com a empresa. Neste momento é imprescindível buscar “educa-los”, no sentido deles seguirem neste funil para futuramente, serem clientes em potencial e ficarem mais suscetíveis a comprarem os produtos da sua empresa.

Quanto mais visitantes você tiver, maiores as chances de convertê-los em leads (clientes potenciais), e consequentemente, em clientes reais que irão comprar os serviços e produtos oferecidos.

2-      Meio do funil (leads)

Peneirado o público do topo do funil, chegamos ao meio, que é onde avançamos e encontramos os chamados leads. Aqui estamos falando de uma parcela do público que se identificou com o material oferecido e que provavelmente, absorveu diversos conceitos relacionados ao produto e serviço que são ofertados. Aqui já temos chances reais de transformar estes leads em vendas.

São pessoas que já tem consciência do que sua empresa oferece e já consideram a probabilidade de utilizar os serviços e produtos disponíveis. No meio do funil de vendas as pessoas estão a um passo da compra, ou não, do produto.

Aqui é onde se faz necessário trabalhar no potencial cliente, a ideia de que o serviço ou produto que sua empresa está vendendo, é uma ótima opção para ele. É o momento crucial onde deve-se mostrar o quão vantajoso será para este público adquirir determinado produto, já que será a solução dos problemas que ele enfrenta.

3-      Fundo do funil (clientes)

Nesta etapa do funil já falamos sobre os clientes que foram convertidos. Ele está plenamente convencido de que o seu produto é a melhor escolha para o contexto o qual ele se encontra. É claro que possivelmente ele possa ainda fazer alguma pesquisa e comparar seus serviços e produtos com os concorrentes, porém, a argumentação e todos o material que ele obteve durante as etapas do funil, já o convenceu de que a melhor escolha é optar pelo seu empreendimento.

Recapitulando: no fundo do funil temos um indivíduo que era apenas um visitante do início da jornada, que atraído ao seu site ou blog por meio de algum tema de seu interesse, “mordeu a isca”, começou a se envolver com a empresa prestadora de serviços e a perceber nela, a solução para suas necessidades.

solução para suas necessidades.

Desta forma, o funil de vendas irá proporcionar qualidade em vendas e público consumidor. Lembrando sempre que, ao produzir mídias no marketing de conteúdo de sua empresa pelo viés do funil de vendas, é necessário ter em mente as etapas que levarão os visitantes para o status de clientes, que são:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Você está preparado para usufruir do sistema de funil de vendas e catapultar de vez seus negócios e e-commerce? Possui dúvidas sobre qual conteúdo deve investir e quais iscas pode utilizar para atrair público para seu site? Comente, deixe suas dúvidas e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Referências

https://www.moskitcrm.com/blog/trabalhando-com-o-funil-de-vendas/

http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/o-que-e-funil-de-vendas/97538/

https://moip.com.br/blog/funil-de-vendas-como-usar-para-aumentar-as-vendas-do-e-commerce/

3 thoughts on “Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Deixe uma resposta

Top