Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Como convencer os consumidores que sua marca é a melhor para eles

Como convencer os consumidores que sua marca é a melhor para eles

Convencer os consumidores

Qual a diferença entre vender mais e vender menos? Em uma primeira análise você pode dizer que é o faturamento, mas está errado; a queda de receita é apenas o resultado. A diferença está no ato de convencer os consumidores que sua marca, seja de produto ou prestação de serviço, vale o dinheiro deles.

A partir do momento que você consegue a confiança do público alvo, fechar as vendas é um passo muito mais simples. Mas até lá, sua empresa pode sofrer perdas e diminuir seu alcance de mercado. Para ajudar você a estabelecer essa confiança, seguem as dicas que o Blog GuiaJá preparou.

Convencer os consumidores mostrando que sua marca é melhor

O que de fato torna sua marca melhor que a concorrente: o preço, a qualidade, a exclusividade, o modo de preparo? Tudo isso tem um grande peso na hora de convencer os consumidores.

São poucas as pessoas que experimentam algo sem saber ao menos um pouco sobre. Mas responder a esses porquês não é uma tarefa tão difícil, bastam ações de marketing bem planejadas, contar a história da marca, embalagens bem pensadas, e procurar criar uma ligação entre o consumidor e o seu negócio.

Mostrar de onde vem

Depois de deixar claro os motivos que tornam seu produto ou serviço melhor que os outros similares existentes no mercado, é hora de mostrar onde seu produto é feito. Aproximar as pessoas do processo de produção é uma ótima forma de convencer os consumidores que sua marca é confiável e que vale a pena comprar seus produtos.

Veja também:  Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Ser um embaixador da sua marca

Pessoas gostam de pessoas. Elas querem um rosto para admirar! É por isso que empresários como Silvio Santos (SBT), Sidney de Oliveira (Ultrafarma) e Steve Jobs (Apple) fazem e fizeram tanto sucesso.

Quando existe uma figura humana – e não um simples bonequinho de animação – ao lado de um negócio, os consumidores se sentem mais próximos. É a figura pessoal que “quebra” a frieza em torno de um CNPJ.

É justamente por isso que grandes marcas investem sempre em um garoto ou garota propaganda e, se você é uma pessoa muito tímida, procure alguém que possa desempenhar este papel, garantindo que o seu negócio tenha um rosto.

Convencer os consumidores

Aperfeiçoar sua embalagem

Outra maneira de convencer os consumidores que seu produto vale a pena é oferecer a eles algo que inspire confiança, segurança e qualidade. Seu produto pode ser muito bom, mas ele tem a aparência de algo bom?

Para impressionar os consumidores, invista em planejamento de embalagem, rótulo, formato, enfim, tudo que envolva a aparência do seu produto. Não venda apenas uma funcionalidade ou facilidade, venda também uma boa aparência.

Conectar-se com o seu público alvo

A cada ano que passa, os consumidores estão dando preferência para marcas com as quais podem se conectar. Uma empresa não pode mais oferecer apenas um produto ou serviço, ela precisa se envolver com uma causa, levantar uma bandeira e mostrar que compartilha dos mesmos valores de mundo que seus clientes.

Apoiar uma instituição filantrópica, fazer doações a uma causa, respeitar a diversidade e a igualdade, ser eco-responsável, são algumas exigências que cada vez mais consumidores fazem.

Veja também:  10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Além de reforçar a marca na cabeça do público alvo, essas atitudes também garantem uma resposta positiva, já que sua empresa será sempre associada em engajamento social ou ambiental.

Considerações finais

Fazer com que seu negócio deslanche não é uma tarefa fácil. Trabalho árduo e objetivos claros podem facilitar o processo de convencer os consumidores a comprarem aquilo que você vende, mas lembre-se que é preciso levar esse trabalho muito a sério.

Se a sua empresa já chegar ao mercado com uma credibilidade duvidosa, será muito mais difícil reverter a situação. Para evitar que este tipo de coisa ocorra, lembre-se de sanar todas as dúvidas antes de dar o primeiro passo na busca por clientes.

Uma marca de sucesso é aquela que caminha com passos certeiros, bem pensados. Não faça nada na correria, e só comece a fechar vendas quando tiver 100% de certeza que sua empresa está pronta para lidar com as situações de sucesso e também de insucesso que possam aparecer.

Você tem outras dicas para ajudar empresários a conquistar confiança para o seu negócio? Ou quem sabe quer sugerir novos temas? Deixe seu comentário e participe!

Deixe uma resposta

Top