Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Características que um sistema de gestão empresarial precisa ter

Características que um sistema de gestão empresarial precisa ter

Gestão Empresarial

Saiba como identificar o sistema de gestão empresarial para o seu negócio!

Investir em um sistema de gestão empresarial, também chamados de ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning) pode ser sua saída para garantir que todos os processos dentro da sua empresa sejam mais fáceis de acompanhar.

O ERP é um sistema que informatiza toda a movimentação diária do seu negócio. Através de um aplicativo ou software, as movimentações de compra e venda, fluxo de caixa, entrada e saída dos funcionários, contas a pagar e a receber, metas e prazos de entrega; enfim, todas as operações ficam discriminadas no sistema de gestão empresarial, o que garante uma fluidez maior no trabalho, diminuindo as chances de erros e atrasos.

Existem muitos tipos diferentes de sistemas e escolher entre eles é uma tarefa que merece toda sua atenção, afinal, você está buscando algo que irá facilitar a gestão do seu negócio. Confira as principais características que um sistema de gestão empresarial precisa ter.

Gestão Empresarial

Como escolher o sistema ERP para o seu negócio

Vivemos em um mundo que está cada vez mais marcado pela customização. E esta característica também deve constar em um bom sistema de gestão empresarial. Quando for escolher o ERP, dê preferência aqueles que possam ser ‘construídos’ de acordo com o seu negócio.

Mas além da customização de acordo com o perfil da sua empresa, também é preciso que o sistema de gestão empresarial tenha outras características fundamentais. Confira quais são elas.

 Banco de Dados externos

Do que adianta ter todos os dados da sua empresa em um software de gestão, se esses dados ficarem apenas em um computador? Já imaginou se essa máquina sofrer algum dano e todos os arquivos acabarem corrompidos ou perdidos?

Para evitar que isso ocorra, é preciso que o seu sistema de gestão empresarial ofereça o armazenamento em um banco de dados externo.

 Gestão Empresarial

Módulos ou departamentos

Para facilitar a gestão, o ERP tem que ser dividido em módulos ou seguimentos. Um bom sistema oferece a possibilidade de você nomear esses módulos, e assim as chances de cometer um erro são menores ainda.

A divisão dentro do sistema deve se dar através de abas ou pastas fáceis de serem visualizadas. O ideal é que exista módulos principais: Recursos Humanos, Faturamento, Estoque, A Pagar, A Receber, por exemplo.

Para facilitar ainda mais a gestão, também é recomendado que hajam segmentações dentro desses módulos. Vamos pegar o módulo A Receber, dentro dele, é ideal que estejam listados os nomes dos clientes, detalhando as datas e os valores a receber.

Acesso remoto

Outra característica essencial em um ERP é a possibilidade e acesso remoto. Assim como é importante garantir que os dados sejam armazenados também de forma externa, é imprescindível que você – ou os demais responsáveis pela utilização do sistema de gestão empresarial – possa acessar o sistema de onde quer que esteja.

Fácil de baixar e formatos populares

Não tem nada pior do que baixar um arquivo e só então perceber que o seu computador ou smartphone não consegue suportar o formato. Na hora de escolher o seu ERP, tenha certeza que ele oferece uma interface fácil e que os dados e relatórios possam ser baixados nos formatos PDF, HTML, Word, Texto e Excel.

Estabilidade on e off-line

Por último, uma das características principais de um sistema de gestão empresarial é apresentar estabilidade tanto online, quanto off-line. É preciso que ele se mantenha sempre capaz de lidar com as grandes quantidades de informação que forem acrescentadas diariamente, e não fique travando a cada atualização.

Sistema de gestão empresarial gratuito

É claro que as opções pagar oferecem mais funções e estabilidade, porém, se você ainda não pode investir na compra de um sistema de gestão empresarial, a dica é escolher entre os gratuitos existentes atualmente. Conheça dois dos mais populares atualmente.

ZeroPaper – indicado para pequenas empresas. Auxilia no controle das entradas e saída de dinheiro, relatórios, contas, entre outros.

ERP Lite Free – ideal para quem procura uma plataforma que auxilie no controle do estoque e vendas. Ajuda no controle financeiro, de estoque, comercial e também com a Nota Ficla Eletrônica.

Você utiliza ou já utilizou algum sistema de gestão empresarial? Fale sobre suas experiências com ERPs nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Top