Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 6 dicas para inovar e atrair clientes na Copa 2018

6 dicas para inovar e atrair clientes na Copa 2018

Copa do mundo

A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos que mais gera engajamento no Brasil e no mundo. E com o Blog GuiaJá você aprende o que fazer para inovar e atrair clientes na Copa 2018.

Só para você ter uma ideia, empresas globais como Adidas, Budweiser, Coca-Cola, Nike, McDonald’s, entre outras, pagam milhões de dólares para se tornarem parceiras ou patrocinadores oficiais do evento realizado a cada quatro anos pela FIFA.

Nessas horas você pode se perguntar: ‘tudo bem, mas eu não tenho condições de investir milhões para ter minha marca relacionada ao evento, então o que posso fazer?’
Para acabar com suas dúvidas, confira as melhores dicas que selecionamos especialmente para a Copa e atraia mais clientes para o seu negócio.

Vamos começar com: cuidado com os direitos e marcas registradas

Antes de irmos para as seis dicas de ouro para atrair clientes na Copa 2018, vamos começar com um assunto importante: direitos e marcas registradas. Seja lá qual for a sua ação de marketing durante a Copa, tome cuidado para não infringir leis que podem gerar multas e penalidades para sua empresa.

Usar imagens de jogadores, logos de equipes (como por exemplo o brasão da CBF ou de outras seleções) sem ter pago o direito de uso pode ocasionar multas pesadas. Por isso, em quaisquer tipos de mídia (folhetos, cartazes, adesivos, banners, vitrines, boletins informativos, anúncios, mídias sociais) use apenas imagens que representem o evento, mas que não envolva direitos de imagem ou autorais.

Veja também:  Quer montar o site de sua empresa? Veja quais são as informações necessárias.

Dicas para inovar e atrair clientes na Copa 2018

Agora que já demos o recado sobre direitos de imagem, confira seis dicas incríveis de como atrair clientes na Copa 2018 e inove no seu negócio.

1) Crie uma promoção durante a Copa do Mundo

Todo mundo – ou quase todo mundo – sabe que a Copa do Mundo está acontecendo, por isso, vincular sua marca a este evento mundial é uma chance única de alcançar novos clientes. Uma dica interessante é criar alguma promoção no período.

Pode ser alguma coisa simples, como por exemplos 10% de desconto durante o período da Copa, ou apenas em jogos específicos, como por exemplo nos dias de jogos da seleção brasileira.

O bom dessas ações é que elas independem do seu tipo de negócio: lanchonetes, acessórios, prestação de serviço, livros, pet shops, qualquer tipo de empresa pode criar uma promoção temática da Copa do Mundo 2018.

Outra dica: não precisa oferecer descontos em todos os itens, você também pode selecionar alguns.

Se não quiser oferecer descontos, você pode distribuir ou sortear alguns brindes temáticos, que podem ser: camisas oficias, chaveiros, bandeirinhas, entre outros.

2) Organize eventos temáticos

Invista em uma decoração que atraia os torcedores e aproveite para atrair novos clientes na Copa. Essa dica costuma surtir mais efeito em bares, lanchonetes e restaurantes, que podem criar noites especiais com bebidas e pratos dos países participantes.

Mas empresas de outros seguimentos também podem aproveitar o momento para criar atrações especiais temáticas.

 

3) Exiba os jogos da copa e incorpore um toque do seu negócio

O Brasil é um país apaixonado por futebol e, para atrair clientes na Copa é preciso usar isso a seu favor. Por isso, convide as pessoas para assistirem aos jogos no seu estabelecimento. Não importa se é uma loja de roupas, um salão de beleza ou uma oficina mecânica.

Dá até para atrelar uma coisa à outra, veja alguns exemplos:
“Venha assistir ao jogo em nossa loja e ganhe X% de desconto na troca de óleo”.

Veja também:  3 histórias de sucesso para inspirar você

“Assista o jogo aqui e obtenha desconto no banho do seu pet”.

“Assista os jogos aqui e, a cada três cervejas ganhe uma porção de bata frita.”

É só deixar a criatividade fluir e pensar em algo que você possa oferecer ao seu cliente.

Copa do mundo

4)Tenha uma atração para as crianças

Foque em todos os perfis de torcedores e, não se esqueça que muitos têm filhos. Por isso para atrair clientes na Copa é essencial oferecer também alguma atração para as crianças. Confira exemplos:
Pintura facial temática; pula-pula; monitores; cantinho de atividades (desenho, pintura, massinha) entre outras.

E o melhor, você pode criar uma atração infantil em praticamente todo tipo de negócio: salão de beleza, barbearia, supermercados, lanchonetes, postos de gasolina, entre outros. Além disso, costuma ser uma atração relativamente barata.

5) Crie combos baseados nos países que estão na competição

Apesar de ser mais fácil para empresas do ramo alimentício, nada impede que você junte dois ou três produtos/serviços da sua empresa e dê a essa junção o nome de uma seleção. Alguns exemplos:

Loja de roupas: kit seleções (roupas com as cores oficiais das seleções brasileira, argentina, alemã, francesa, etc.)

Beleza/cuidados pessoais: juntar produtos aleatórios, montar uma cestinha e colocar bandeirinhas de seleções.

Alimentos: prato temático e uma bebida para acompanhar.

Bebidas: kits com vinhos, destilados e cervejas dos países participantes.

6) Venda produtos licenciados/temáticos

Mais uma vez, você pode se aproveitar da paixão dos brasileiros por futebol para lucrar. Colocar bandeiras, bandanas, chapéus, cornetas, vuvuzelas, apitos, camisetas, chaveiros, bolas, capas de carro, tinturas faciais, óculos, fantasias, adesivos, itens de cozinha e decoração, toalhas, e tudo mais que você possa imaginar com as cores do Brasil e das demais seleções pode garantir um faturamento a mais para o seu negócio.
Nós, do Blog GuiaJá, adoraríamos saber se você já tentou alguma dessas dicas para atrair clientes na Copa do Mundo. Não se esqueça de deixar sua opinião sobre o tema e também sugerir novos artigos!

Deixe uma resposta

Top