Você está aqui
Home > Divulgando sua empresa > Como fazer um recrutamento e seleção eficaz

Como fazer um recrutamento e seleção eficaz

Recrutamento e seleção eficaz

Os departamentos de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas nas empresas são imprescindíveis para a contratação de profissionais capacitados e que se encaixam na cultura da organização. Por isso, os processos de recrutamento e seleção devem ser aprimorados constantemente para assegurar o nível de qualidade do quadro de colaboradores.

Quer saber como isso é possível? Confira abaixo as nossas dicas de como fazer um recrutamento e seleção eficaz:

Considere perfis variados para a mesma vaga

Por mais que as experiências profissionais dos candidatos sejam muito importantes para preencher uma vaga, ao considerar perfis diferentes você tem a oportunidade de avaliar como cada tipo de profissional agiria de acordo com os requisitos da área.

Chame pessoas que são mais reservadas, dinâmicas, proativas, detalhistas, que pensam fora da caixa e outros perfis que ajudam a identificar qual é o melhor tipo de profissional de acordo com uma determinada vaga. Essa variedade é uma forma de conhecer novos candidatos e oferecer opções diversificadas para o gestor da vaga.

Entenda qual é a cultura da organização

Além de metas e objetivos em comum, as empresas também são formadas por um conjunto de qualidades que compõe a sua marca. A missão, visão e valores de uma organização é a sua identidade, por isso você deve garantir que o candidato escolhido não tem apenas as competências necessárias para desempenhar a sua função, mas também se identifica com a cultura do negócio.

Ao entender como funciona essa cultura, você pode avaliar a personalidade dos candidatos de acordo com os demais colaboradores para garantir que ele não terá problemas ao se integrar no quadro de funcionários.
Recrutamento e seleção eficaz

Veja também:  7 passos para montar o plano de negócios perfeito

Invista em softwares de recrutamento e seleção

Uma das tecnologias que revolucionou o mercado foi o desenvolvimento de um software de recrutamento e seleção, especialista em processos seletivos para garantir a melhor escolha de candidatos.

Dentre as principais funcionalidades da plataforma, podemos citar:

– A integração com redes sociais e sites de busca de emprego;

– A possibilidade de realizar testes de personalidade, de conhecimento, de comportamento e de habilidades específicas online;

– Envio de feedbacks automáticos e em larga escala;

– Armazenamento de informações relevantes sobre o histórico dos candidatos e dos processos seletivos realizados;

– Automatização de processos, organização dos dados coletados e otimização do tempo da equipe.

Por isso, investir na implantação desse software pode ser uma boa dica para aprimorar fazer um recrutamento e seleção eficaz.

Converse com o gestor da vaga e a área envolvida

A melhor forma de entender quais são os requisitos de uma vaga é conversar diretamente com o responsável pelo futuro colaborador. Questione sobre os principais desafios cotidianos do departamento, o perfil dos funcionários que serão seus colegas de trabalho e as habilidades necessárias para a realização das atividades propostas.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil entrevistar os candidatos interessados de acordo com o que o gestor espera da contratação.

Não deixe que o processo acabe após a contratação

É importante sempre ter em mente que o departamento de recursos humanos também é responsável pelo bem-estar do quadro de colaboradores. Por isso, o processo não deve parar depois da contratação.

Acompanhe a integração do candidato escolhido para ter a certeza de que ele vestiu a camisa da empresa e proponha feedbacks periódicos entre o seu departamento, o colaborador e o gestor da vaga para garantir o sucesso do seu processo seletivo.

Veja também:  Saúde financeira da sua empresa: como avaliar?

Agora você já sabe com fazer um recrutamento e seleção eficaz!

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais e aproveite para sugerir temas para as próximas semanas no espaço abaixo!

Deixe uma resposta

Top