Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Monte seu processo de vendas em 9 etapas

Monte seu processo de vendas em 9 etapas

Processo de Vendas

Não deixe a falta de preparo atrapalhar o faturamento da sua empresa. Aprenda a montar um processo de vendas!

Você dá valor ao poder de uma boa preparação em diversos momentos da sua vida. Se você vai fazer um salto de pára-quedas, um mergulho, escalar uma montanha, fazer uma prova, para tudo isso é preciso preparação. Mas em outros seguimentos da vida, muitos deixam a preparação de lado, o que pode causar consequências negativas, principalmente no mundo dos negócios.

Para fazer com que você consiga ter sucesso na sua empresa, você precisa vender, e alcançar boas vendas pode ser muito mais fácil se você apostar em estrutura um processo de vendas. Com este tipo de preparo, os lucros são garantidos!

Monte seu processo de vendas: passo 1

O primeiro passo envolve o que chamamos de prospecção. É preciso fazer uma extensa pesquisa sobre o que você o que você pretende vender. O desenvolvimento do produto, o estudo de suas aplicações, funções, tudo isso ajudará no processo de venda.

Ao prospectar sobre seu futuro material de trabalho você poderá ter em mãos um produto desenvolvido especialmente para o seu cliente, algo novo, interessante e que será muito mais fácil de vender.

Monte seu processo de vendas: passo 2

A segunda etapa de um processo de vendas envolve desenvolver a abordagem ao cliente. Como você e os demais vendedores farão para se aproximar do público alvo. Desenvolva uma abordagem que envolva técnica, desenvoltura, empatia e, acima de tudo, respeito.

Veja também:  5 tipos de perguntas que farão você vender mais

Tudo isso deve ser bem estudado

Monte seu processo de vendas: passo 3

A terceira coisa a ser muito bem trabalhada e estudada é o perfil do seu cliente. Antes de arregaçar as mangas e sair em busca de clientes para comprar seus produtos ou serviços é preciso fazer uma profunda pesquisa do mercado.

Onde encontrar seu cliente, qual sua faixa etária, quais seus gostos, quais suas limitações, tudo isso deve ser levado em conta.

Processo de Vendas

Monte seu processo de vendas: passo 4

Com as três etapas acima já concluídas, está na hora de colocar seu produto em teste. Faça experimentações antes de apostar todas as suas fichas. Pesquisas de mercado podem ajudar nesse quesito, mas não há nada como uma boa e velha demonstração.

É através dessas experimentações que voe vai perceber se terá sucesso nas vendas, pois testará a ‘vendabilidade’ do seu produto ou serviço diretamente com seu público alvo.

Monte seu processo de vendas: passo 5

Conforme o processo de vendas avança, você e sua equipe ganham armas que irão transformar as vendas da sua empresa. Na quinta etapa do processo, com as informações coletadas ate o momento chegou a hora de repensar o que está sendo feito.

O sistema de abordagem deu certo? O produto está atraindo o público? O que é possível fazer para conquistar mais clientes?

Marque uma reunião com sua equipe, peça para que todos se preparem e tragam sugestões aplicáveis a realidade da empresa. Neste momento é preciso deixar claro que a interação e participação de todos é importante.

Lembre-se que uma equipe valorizada e envolvida nos projetos fazem os lucros das empresas aumentarem!

Monte seu processo de vendas: passo 6

A sexta etapa utiliza as informações coletadas anteriormente para programar ações de divulgação do seu produto ou serviço. De nada adianta ter uma boa equipe, um bom produto e conhecer bem seu público se o seu cliente não sabe que você existe!

Veja também:  7 maneiras de fazer sua empresa vender mais

Ações publicitárias devem sempre ser inclusas em todos os seus projetos. Uma dica para ter um bom alcance e gastar pouco é anunciar pela internet.

Monte seu processo de vendas: passo 7

Chegou o momento de aplicar as sugestões viáveis e, acima de tudo, o sexto passo do processo de vendas inclui montar um cronograma de acompanhamento de ações. Nada pode ser feito de qualquer jeito.

A equipe deve ser estimulada a trocar ideias, e você, como gestor, deve acompanhar cada passo que é dado. Esteja preparado para cobrar resultados.

Converse, veja o que vem dando certo, identifique os pontos que estão dando errado, faça de tudo para corrigi-los.

Monte seu processo de vendas: passo 8

O oitavo passo é sobre a finalização das vendas. Esta etapa inclui estudar e apresentar mecanismos que atraiam os clientes para fechar o negócio com a sua empresa. Oferecer diferentes formas de pagamento (cartão, boleto, parcelamento próprio, entre outros) ou até mesmo vantagens como descontos e brindes podem estar presentes nesta etapa.

Monte seu processo de vendas: passo 9

Não pense que a conclusão da venda significa o fim do processo de vendas. Assim que seu cliente compra seu produto, você dá inicio ao último passo do processo: o pós-vendas.

Aproveite este momento para captar dados (telefone, e-mail, endereço) que poderão ser utilizados nas futuras ações da empresa. Além disso, garanta que seu cliente fique satisfeito, pois além de voltar a fazer negócio com sua empresa, ele ainda pode pode trazer mais clientes!

Gostou do planejamento do processo de vendas que montamos para ajudar sua empresa? Quer saber mais sobre este assunto? Não se esqueça de deixar suas dúvidas ou sugestões nos comentários!

Veja também:  10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

 

 

One thought on “Monte seu processo de vendas em 9 etapas

Deixe uma resposta

Top