Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Dicas fundamentais para gerenciar oportunidades de negócio

Dicas fundamentais para gerenciar oportunidades de negócio

Gerenciar oportunidades

Aprenda como identificar e aproveitar as oportunidades de negócio que fazem sua empresa crescer!

Nem todo problema que cai nas mãos de um empreendedor são, de fato, um problema. Em algum momento, você vai perceber que está indo tudo muito bem na sua empresa. Tão bem que você pode ficar em dúvida sobre como gerenciar as oportunidades de negócio que estão surgindo!

Para organizar essas oportunidades e identificar quais são as melhores para sua empresa, conte com nossa ajuda! Preparamos uma lista com cinco dicas fundamentais para gerenciar oportunidades de negócio!

Gerenciar oportunidades

1) Fazer uma análise prévia dos leads

Uma maneira simples de ar o pontapé inicial e aproveitar melhor as oportunidades de negócio é ‘peneirar’ os leads gerados pelo marketing que você vem utilizando. Lead nada mais é do que o seu público alvo.

Algumas vezes o marketing é feito com tamanha qualidade que acaba atraindo até mesmo quem não tem interesse em adquirir o produto ou serviço utilizado por sua empresa.

Isso não é um problema, afinal, quanto mais gente tomar conhecimento da sua marca, melhor. Porém, quando muitos leads são gerados, isso pode significar que nem todos se tratam realmente de consumidores. Uma pré-seleção faz toda a diferença!

2) Organizar os leads corretamente

Depois de uma pré-analise, é o momento da equipe de vendas se dedicar a qualificar quais dos leads trazidos pelo marketing são realmente consumidores em potencial.  Nesta etapa, é preciso fazer uma seleção mais aprofundada, e é por isso que a equipe de vendas é essencial neste processo.

Veja também:  6 documentários interessantes para donos de negócios

É preciso escalonar as listas, separando os que possuem maior chance de fechar negócio daqueles que possuem menos chance de fechar negócio com sua empresa. Desta forma será mais fácil trabalhar, afinal, você poderá separar a equipe de vendedores de acordo com o grau de dificuldade de cada cliente em potencial e nível de experiência do vendedor.

3) Tratamento de alto nível

Depois de tudo organizado e distribuído entre sua equipe, chegou a hora de trabalhar a abordagem ao cliente. Gerenciar oportunidades de negócio também significa investir em um tratamento de alto nível, estabelecendo metas plausíveis e garantindo que os clientes não fiquem com dúvidas, nem fiquem esquecidos.

Para alcançar esses resultados, sua empresa precisa estar muito bem organizada. Cada passo deve ser devidamente anotado. Cada vendedor deve manter sua agenda pessoal durante o processo, mas a empresa também precisa ter uma agenda geral.

4) Compartilhamento de ideias

Outro passo fundamental para gerenciar as oportunidades de negócio é o compartilhamento de ideias e informações. Se você acredita que cada vendedor deve ter sua forma de fazer as coisas e – seja lá como ele faça – não interessa a mais ninguém, você está errado.

Não se trata de uma competição. É uma empresa, e os funcionários devem caminhar um ao lado do outro, e não um sobre o outro. Conversar, compartilhar, trocar experiências, tudo isso é válido para conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades, fechar mais negócios e garantir melhores resultados para sua empresa.

Individualismo não cabe nas empresas atuais. Espírito de equipe e esforço em conjunto sim.

Gerenciar oportunidades

5) Usar a tecnologia a favor da empresa

Quando falamos em aproveitar as oportunidades falamos em Customer Relationship Management (CRM), que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em tradução livre.

Veja também:  5 motivos que mostram que fidelizar o cliente é o melhor caminho

Para garantir o sucesso em todas as etapas que envolvem processos de marketing e vendas na sua empresa, invista em uma ferramenta de CRM. Existem muitas opções no mercado, tanto gratuitas, quanto pagas, que possibilitam a você visualizar de forma muito mais ampla tudo que vem obtendo bons resultados.

6)Gerenciar oportunidades de negócio traz mais eficiência

Pode parecer muito trabalhoso investir seu tempo em analisar, projetar e gerenciar as oportunidades de negócio que surgem para sua empresa. No entanto, estas ações trazem muitos benefícios, como economia e agilidade.

Você tem uma técnica especial para gerenciar sua empresa? Compartilhe suas experiências sobre este tema conosco!

Deixe uma resposta

Top