Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Concentre-se nas necessidades dos clientes

Concentre-se nas necessidades dos clientes

Necessidade dos clientes

Sabe qual é a forma mais rápida de conseguir o sucesso no meio profissional? Basta que você se concentre nas necessidades dos clientes. Pode parecer besteira, mas essa é a principal razão de que muitos empresários fecham as portas do seu negócio antes dos primeiros 5 anos.

Se você não mantém o foco naquilo que o seu cliente quer, as chances de fracassar são enormes. Todos nós podemos ficar cegos por nossos próprios interesses. E quando falamos em empreendedores, não é diferente.

É muito fácil acabar perdendo a mão, focando naquilo que você quer para a sua empresa e deixar o cliente de lado. Mas empresários de sucesso estão sempre atentos e não deixam que isso ocorra.

O principal motivo da existência da sua empresa precisa ser seus clientes. Todos os dias você deve se lembrar deles e manter o pensamento firme em um caminho: “como eu posso conquistar meus clientes?”. E a resposta para esta pergunta você encontra aqui, no Blog GuiaJá.

Como satisfazer as necessidades dos clientes

A primeira coisa para ter sempre em mente é o seguinte: permita que seus clientes possam dar o feedback sobre seu produto ou serviço. Mantenha a avaliação da sua página no Facebook ativa, tenha uma linha para ouvir as reclamações, sugestões e elogios (SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor), aposte em questionários online, tudo isso é muito importante.

A partir do momento que seu cliente se sente livre para opinar – e encontra meios para isso – você vai poder melhorar seu produto continuamente e assim conquistar mais e mais consumidores.

Veja também:  Dívidas da empresa: 10 dicas para renegociar e sair do vermelho

Manter os olhos e ouvidos abertos para o que seu cliente quer também é essencial. Além de ouvir o que ele tem a dizer sobre aquilo que você já oferece, procure descobrir o que eles querem e que você ainda não tem.

Outro aspecto importante para satisfazer as necessidades dos clientes é vender produtos e serviços que tenham um valor maior do que apenas o monetário.

No mercado atual há uma busca incessante por produtos que tenham conceitos valorizados: sustentabilidade, glamour, ecofriendly, veggan, luxo, exclusividade, beleza, aceitação, entre muitos outros. Não importa qual seja o seu ramo, explore um conceito que agregue valor à sua marca e assim satisfaça ao seu público alvo adequadamente.

Necessidade dos clientes

 

As principais necessidades dos clientes

Além do que que foi descrito acima, você não pode esquecer das principais necessidades dos clientes:

  1. Funcionalidade

Os clientes precisam que seu produto ou serviço funcione da maneira que eles precisam para resolver seu problema ou desejo.

  1. Preço

É preciso que o que você vende esteja alinhado com a capacidade monetária do seu público alvo.

  1. Experiência

A experiência de usar seu produto ou serviço precisa ser descomplicada.

  1. Design

Entre as necessidades dos clientes também está o apelo ao design, que precisa unir pontos como versatilidade, elegância e intuitividade.

  1. Confiabilidade

Seu produto ou serviço precisa funcionar de maneira que foi apresentado ao cliente.

  1. Desempenho

O desempenho do seu produto ou serviço tem que estar de acordo com aquilo que seu cliente espera.

Necessidade dos clientes

  1. Eficiência

O que você vende precisa ser eficiente. Não há nada pior que comprar algo que não responde a expectativa.

  1. Empatia

Quando seus clientes entram em contato com o seu produto, eles querem se identificar com o mesmo.

  1. Valores em comum

Outro ponto relevante é oferecer produtos e serviços que estejam alinhados com os valores pessoais de seus clientes.

  1. Transparência

Entre as necessidades dos clientes também está a transparência de uma empresa com a qual estão fazendo negócios.

  1. Controle

Os consumidores também procuram sentir que estão no controle da interação comercial do começo ao fim e além, e o empoderamento do cliente não deve terminar com a venda. Tornar mais fácil para eles retornar produtos, alterar assinaturas, ajustar termos, etc, tudo isso fideliza e conquista clientes.

  1. Opções

Os clientes precisam de opções quando estão se preparando para fazer uma compra de uma empresa. Ofereça uma variedade de opções de produto, assinatura e pagamento para fornecer essa liberdade de escolha.

  1. Informação

Os clientes precisam de informações desde o momento em que começam a interagir com sua marca até dias e meses depois de fazer uma compra. As empresas devem investir em conteúdo de blog e comunicação regular para que os clientes tenham as informações necessárias para usar com êxito um produto ou serviço.

Veja também:  6 maneiras ​​de economizar dinheiro

O que você achou de nosso artigo sobre necessidades dos clientes? Além de deixar sua opinião, aproveite para sugerir novos temas e não se esqueça de compartilhar esse texto com outros empreendedores.

Deixe uma resposta

Top