Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Dicas para atender a expectativa do cliente

Dicas para atender a expectativa do cliente

Expectativa do cliente

É essencial atender a expectativa do cliente quanto ao serviço executado ou produto oferecido no mercado. Desta forma, além de ter um cliente satisfeito, você ganha um público fiel que será capaz de divulgar sua empresa como testemunho vivo dos bons serviços prestados, o que, no contexto do mercado atual, é tido como o bem mais valioso que uma empresa pode ter.

Foi-se o tempo em que um bom atendimento ao cliente, era tido como um diferencial. Hoje, tal característica é o mínimo que uma empresa pode fazer para ter chances de crescimento e sucesso em sua área de atuação.

Diante deste cenário, o blog GuiaJá preparou com sua equipe de especialistas, dicas simples e eficazes para que sua equipe de vendas posa atender as expectativas do público e otimizar os resultados de seu negócio, confira!

Expectativa do cliente

Conhecer seu cliente: o pré serviço

Antes de entregar um produto ou serviço, é preciso ter em mente que o cliente carrega expectativas, que com o decorrer do tempo, são formadas pelas experiências de compra anteriores, tanto as boas quanto as ruins.

Procure, portanto, conhecer melhor seu cliente no decorrer desta jornada, levando em conta também que, quanto mais tempo ele leva para optar em adquirir algum produto, mais elevada é sua expectativa em relação a ele.

Conhecendo seu público e suas expetativas, fica mais fácil identificar suas carências e supri-las, oferecendo um serviço e produto que sigam ao exato encontro das necessidades do cliente.

Se preparar não para atender, mas para superar expectativas

Se um cliente que chegou até você vem de experiências ruins, atingir e até superar seu nível de expectativa é mais fácil. Porém, para que você ofereça um serviço pautado na qualidade e busque atingir o status de empresa referência em seu nicho de atuação, é preciso se preparar também para superar expectativas de clientes que vieram de boas experiências e que buscam algo mais.

Algumas estratégias irão te ajudar neste sentido, como, por exemplo:

  • Identificar quais os problemas da “persona” que representa seu cliente;
  • O que este cliente consome e quais os métodos que ele busca para solucionar suas “dores”?
  • Ter uma equipe de atendimento muito bem treinada, capaz de passar a melhor impressão desde o primeiro contato, sendo solícita e com alta capacidade de personalização plena de atendimento;
  • Disponibilizar materiais e brindes relevantes e ricos para o público;
  • Oferecer promoções variadas;
  • Suporte com acessibilidade e facilitado ao cliente;
  • Atendimento pós-venda eficaz e presente;
  • SAC 2.0; entre outras formas de melhor acompanhar e atender a jornada de compra de seu cliente.

Dicas importantes

Procure se atentar também, ao fato de prestar atenção nos detalhes mais minuciosos, coisas que muitas empresas deixam passar desapercebidas. São exatamente estes detalhes que poderão fazer com que você surpreenda no atendimento.

Valorize seus clientes, trate-os como pessoas únicas e especiais, como de fato, merecem ser tratados. Sempre ouça seus clientes, disponibilize canais de sugestões e críticas, faça pesquisa de satisfação e dê todo o suporte necessário. Desta forma, você transmitirá maior confiança a eles.

E a dica de ouro, que ficou para o final é: nunca prometa algo que não pode cumprir. Seja sempre claro quanto ao produto e serviço, funções e prazos, pois, desta forma, além de ser honesto, você não frustrará seu cliente.

E você, como tem procedido para alinhar a expectativa do público ao seu produto, ou vice-versa?

 

 

 

Deixe uma resposta

Top