Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 6 Dicas de como fazer uma boa negociação

6 Dicas de como fazer uma boa negociação

Boa negociação

Negociar é provavelmente um dos hábitos mais antigos e necessários do ser humano, afinal de contas, qualquer interação parte do princípio de uma espécie de negociação. Desde crianças somos “convidados” a tais práticas. No mundo dos negócios, saber negociar se torna parte integrante do sucesso de um projeto e até mesmo de uma empresa.

Desafio para muitos, negociar é uma ótima oportunidade de construir uma trajetória de sucesso, consolidar parcerias sólidas e ganhar a confiança de seus clientes, colaboradores, funcionários e público.

Autoconhecimento, flexibilidade, boa comunicação e sobretudo, honestidade, são algumas características que contribuem para que o empreendedor desenvolva da melhor forma possível seu poder de negociar com os clientes.

Abordaremos a seguir, dicas de como fazer uma boa negociação e alavancar cada vez mais seu empreendimento.

Procurar tomar as rédeas da negociação

Tomar a iniciativa é uma boa maneira de se negociar. Questionar o cliente acerca do orçamento que ele possui para determinado projeto, por exemplo, lhe dará subterfúgios para direcionar a negociação e saber de antemão se ele possui recursos para contratar seus serviços, por exemplo.

Não pensar somente em seu próprio benefício, tampouco tenha pressa

No mundo dos negócios, a pressa e afobação em fechar algum projeto é um erro a se evitar. Além disso, é importante enxergar o outro e suas necessidades, evitando pensar de forma egoísta, onde somente você irá “ganhar”. Um bom negociador mantém a calma, tem mais zelo e “timing” ao disponibilizar valores e oportunidades na hora de negociar.

Fugir dos clichês

Frases feitas e lugar comum pegam mal em muitas situações da vida, e prejudicam também no mundo dos negócios. Quando sua abordagem numa negociação é mais autêntica, sem frases clichês como “esta é uma oportunidade única”, o empresário ou cliente que negocia com você lhe dará maior credibilidade.

Não é uma guerra, é um acordo onde todos ganham

É importante sempre se lembrar que uma negociação jamais deve ser encarada como um conflito, um “braço de ferro”. É preciso diálogo, empatia, sinceridade acerca do negócio e oportunidades descritas. Negociar é encontrar uma maneira de encontrar o caminho cujo todos saiam vencedores.

Por isso, não leve um “não” para o lado pessoal, e tenha o bom senso de se manter comunicativo e coerente com a argumentação, sempre pautando pela ética acima de tudo.

Ativar a necessidade e oferecer a solução

Procure mostrar ao seu cliente que aquilo que ele precisa e carece, será saciado com determinado produto e/ou serviço que você oferece. Lhe dê a solução.

Desta forma, o cliente entenderá o valor agregado ao seu produto, chegando provavelmente de maneira mais facilitada a um acordo.

Ter inteligência emocional

Quem está inserido no mercado empreendedor sabe que muitas vezes, somos expostos a situações complicadas, com propostas de negócios, até certo ponto, esdrúxulas. Neste momento, ou até mesmo em uma negociação mais complicada, é preciso manter-se frio, sem deixar-se levar pela emoção, mantendo a inteligência emocional.

Manter-se calmo e sobretudo confiante, com o foco na resolução do problema, irá te ajudar e muito neste sentido.

Negociar se trata, acima de tudo, de uma arte, a 29arte de encontrar consensos. E para atingir o domínio desta arte, apenas praticando, ou seja: negociando e lidando com as pessoas.

Como você costuma agir em suas negociações? Tem alguma técnica infalível? Se considera um expert no assunto ou está iniciando? Compartilhe conosco suas ideias e experiências.

Veja também:  5 tipos de perguntas que farão você vender mais

 

Deixe uma resposta

Top